segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O ESTUDO NO LIVRO DE ÊXODO

Estaremos estudando o livro de Êxodo por esses dias, que serão uma bênção, na maior escola teológica do mundo, a Escola Dominical. Será uma bênção para nós.
Estudar esse livro, que fala da redenção de Israel, e é um modelo de redenção para nós,que fomos salvos por Cristo Jesus, nosso salvador, que, como Moisés, que libertou o povo de Israel do Egito, nos libertou do mal e da escravidão do pecado.
Ficamos embevecidos com a forma de Deus agir e mostrar seu poder enorme; Paulo se referiu a isso, em 1 Coríntios, como "batizados" em Moisés, e foi isso mesmo. Aprendemos, lendo esse livro, que a incredulidade nos afasta do céu, e nos levar para longe de Deus, pois é impossível agradá-lo sem fé.
A grandeza dos mandamentos de Deus, o modelo dado aos hebreus da tenda, A Lei, os milagres, tudo foi feito para que o nome de Deus foi glorificado, e todas as nações viram o poder de Deus, e todos os os deuses foram humilhados. Sim, cada praga foi um deus egípcio que foi humilhado, e Iavé, glorificado.
Vamos aprender todas essas lições e ver como Deus é grande.
É linda a forma como Deus aparece na sarça, uma teofania, e a sarça não se consome, pois era normal pegarem fogo e se consumirem, mas não era normal pegar fogo e ficarem intactas, por isso o espanto de Moisés.
Chorei ao ler o que Deus disse a Moisés após ele se queixar do povo estar sofrendo mais após ter ido lá falar a Faraó: "Eu sou o Senhor..."'... Deus mostrou que é maior do que tudo e todos.
Esse livro é o livro que mais tem milagres registrados no A.T. Deus se revela e mostra sua glória ao povo, quando o Sinal fumega e balança, como fala o escritor aos hebreus no capítulo 13. Que venha mais um domingo de lição na Escola Dominical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário