domingo, 16 de fevereiro de 2014

O LIRISMO E UNÇÃO DAS LETRAS DE ZILANDA VALENTIN

Zilanda Valentim dispensa apresentações. É conhecidíssima por cantar hinos tão inspirados e lindos. Sim, ela ainda é muito conhecida pelos irmãos mais antigos e até os mais recentes também, embora sejam poucos. Suas canções são inesquecíveis, hinos que deixaram muitas marcas, como o hino "Um anjo Serei", que espalhou-se tremendamente desde que foi lançado. A letra não deixa dúvida.


 Não sei
Não sei quando será
Que Jesus vai voltar pra levar-me pra o céu
Mas estou confiando
Na sua promessa e isto estou certo um dia eu irei
Morar lá no céu, lá lá lá!...

Apesar do "eu" poético não saber da vinda, mas a espera com certeza. Essa letra é marcante. Um anjo serei, que muita gente discorda porque a Bíblia não fala que seremos um anjo, mas entendamos a letra.É uma mensagem poética, uma figura de linguagem;entenda aí um ser espiritual. O problema é que a maioria das pessoas não entende isso.

Como esquecer da letra de "Eu tenho um amigo?" Uma verdadeira apologia à Cristo? A amizade divina, que nunca deixa aqueles que se chegam a ele. A letra é clara.

 Eu tenho um amigo
Por muitos amado,
Porem rejeitado por muitos também,
Nas horas incertas é meu conselheiro,
Leal companheiro
Que afeto me tem
O mundo não vê, o amor, sua luz,
Não ouve nem crê na historia da cruz
Mas eu o contemplo regendo o Universo
Brotando em meu verso, seu nome é Jesus!
Veja o lirismo dessa letra. Só quem tem Cristo é assim, tem essa certeza. Que poesia, não acham? Brotando em meu verso. E ele brota em nosso coração, e no coração de quem entende e aceita sua mensagem de salvação, e então terá sua amizade. Esse é o tipo de hino que se escuta várias e várias vezes e nunca se cansa. Glória a Deus por sua amizade.
A praia celeste é  onde todo cristão quer chegar, e chegando, a vitória será completa. A metáfora é riquíssima, e poética por demais. A praia celeste. Parece até que o autor do hino teve uma visão, ou mesmo se inspirou nos hinos Negro Spirituals. Que cheguemos nela santos e seguros. Apreciem a letra.
 Antes de chegar à praia que cerca
O feliz lugar onde acordarei
Para que do rumo nunca me perca
Ao senhor o leme confiarei.

À navegar pelo mar da esperança
Vou com Jesus em total segurança
Quando enfim chegar à praia celeste
Outros peregrinos encontrarei.

A melodia parece que nos embala. Gosto desses hinos antigos pelo fato de ele nos compungir a adorar a Deus, e sentirmos mesmo sua presença. Veja a certeza que transparece na letra. Quando chegar. Chegar tem a denotação de algo que é certo, vai acontecer, só é esperar.

 De noite, quando estou no meu leito,
Pensando nas grandezas de Deus
Sempre guiando minha vida neste mundo que vive sem paz
Então ele vem e força me traz para vencer o mal
Como posso deixar de louvar ao senhor
Que imenso amor tem por mim?
Dormindo ele está comigo
Mostrando-me glórias no além
Vejo Sião, cidade de luz, onde breve com Deus viverei
Amanhece e ainda sinto sua mão bem perto de mim
(...)
É difícil não se emocionar ao escutar esses hinos de Zilanda, que, felizmente, ainda está cantando por esse Brasil afora.Essa letra acima é do hino Pensando em Jesus, uma sublimidade de beleza e unção divina.A melodia é cativante, inebriadora, parece que tem mãos e nos agarra e leva ao céu.Escuto sempre, e várias vezes, tentando sorver a unção pendente dele. Que Deus  abençoe Zilanda, e que não pare nunca. Dia desses a encontrei na cidade, na Dantas Barreto,em Recife, e foi bastante emocionante, já que só havia escutado seus hinos nas rádios, e nas igrejas, quando as irmãs cantavam.Nunca a tinha visto pessoalmente. Que melodia linda tem esse hino, e que unção teve esse autor  ao compor sua música. Glória a Deus.
E a sua voz então? Um contralto de primeira, afinadíssima. forte e afinada, que Deus tem usado para salvar, curar e batizar a muitos. 
Ela tem dezenas de hinos, mas esses só foi para termos uma ideia deles, e relembrarmos e adorarmos a Deus.

Um comentário:

  1. Amo e agradeço a Deus por nós proporcionar a alegria de ouvir louvores como estes de Zilanda..que Deus abençoe sua filha em todo tempo.

    ResponderExcluir