quinta-feira, 27 de março de 2014

NÃO É O PASTOR JOTINHA O AUTOR DO HINO


Não  foi o pastor Jotinha quem fez o hino "Chuva de bênçãos", o autor é um americano do século XIX, Daniel Webster Whittle, autor da letra, e James Macgranahan, autor da música. José Rodrigues fez a versão para o português. Lembrando que existe outra versão mais aproximada do original, melhor que a do pastor Jotinha.
Fiquei espantado quando um certo presbítero, que assistira o testemunho dele, disse que ele era o compositor. de fato, aparece o nome dele abaixo da letra do hino, mas ele não é o autor.Da mesma forma o pastor Paulo Macalão não é o autor da maioria dos hinos da harpa, é apenas o tradutor, ou autor da versão para o português.
A letra original é bem melhor que a traduzida, pois na versão nem sempre a letra fica com a riqueza da original.
Ele primeiro constou dos primeiros 44 hinos do Hinário Pentecostal editado pela Assembléia de Deus em 1923 e também na 4ª edição de 32. Uma bênção mesmo. Gosto bastante desse hino. Existe uma versão que os corais cantam, com um belo arranjo, de fato, muito bonito, melhor que a outra versão, mais rica.
Até 1941, o número dele na harpa era 11, depois mudou para o número 1, numa coletânea organizada por Paulo Macalão, morto em 1982.
Que belo é esse hino, pois trouxe e traz consolo para muita gente nos momentos de aflição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário