domingo, 1 de junho de 2014

O PASTOR QUE CUIDA

O ministério de pastor é um dos que mais tem sido imitados nesses últimos dias. Para começar, é preciso entender que é algo dado por Deus, segundo efésios 4.11,12. Não é por querer ser pastor que vamos ser, mas se Deus chamou ou não, isso é importante. É um trabalho árduo, e ao mesmo tempo trabalhoso. O verdadeiro pastor não é o que quer aproveitar sua lã e fazer disso seu ofício, mas é dar a vida pelas ovelhas. Jesus fala isso em Jo 10, e foi algo que chama a atenção por que o usual é o pastor aproveitar tudo das ovelhas, mas aqui  o Mestre diz que ele deve dar a vida por ela. Foi algo novo para a época.
O pastor que não ama é um falso pastor, um mercenário. É preciso ele deixar as noventa e nove e ir em busca daquela que está sofrendo sozinha. Ele também deve ter um bom carater, e não ser cobiçoso, de vã ganância, como diz Paulo a Timóteo.
No livro de Ezequiel ele fala sobre os falsos pastores de israel e Judá, e fala tudo o que irá suceder com aqueles que forem considerados por Deus como pastores maus. Deus disse que irá castigar o pastor negligente, pois não permitirá que fique maltratando as ovelhas por muito tempo. É no capítulo 34 onde lemos isso. alguns deles só queriam se aproveitar delas, e não se importavam se elas ficavam doentes, maltratadas, desgarradas, e iam sendo oprimidas pelos falsos líderes de Judá. Ezequias e Jeoaquim são exemplos disso, pois foram maus líderes do povo, não se importaram com o bem delas. Foram líderes negligentes demais.
Por isso que à igreja Deus deu líderes capacitados para cuidar do seu rebanho e levar elas a Cristo, que, na sua vinda, irá recompensar aqueles pastores que foram fiéis a ele e à sua palavra. E isso é mais um dos ministérios que o pastor tem, que é ensinar a Palavra, não deve ser negligentes. Deus irá castigar eles por isso. Uma coisa que acontece muito é o pastor achar que tem autoridade absoluta sobre as ovelhas, mas Deus não deu esse direito a eles. Pedro aconselhou que eles deve tratar as ovelhas como "não tendo direito sobre a Casa de Deus", e poucos pensam assim, não vendo que maior é quem é servido, não quem serve, como disse Jesus naquela passagem onde lava os pés dos discípulos, em Jo 13.7.
Que Deus continue dando pastores bons  á sua igreja, com capacidade para orientar, ser bom para elas, e preparar as mesmas para que um dia se encontre como o noivo, sem mancha, mácula, incontaminada, segundo nos diz o apóstolo Pero em uma das suas cartas, e Paulo, em 2 Coríntios capítulo 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário