terça-feira, 17 de junho de 2014

OS DOIS CAVALEIROS VESTIDOS DE BRANCO



O livro de Apocalipse é um dos livros menos lido e menos entendido da Bíblia e bem que, hoje em dia, há bastante comentários em torno dele. Até pessoas que deveriam saber as coisas que ele refere, sua hermenêutica, sua exegese, erram feio. Ele foi escrito por João, o último apóstolo a morrer, que sofreu no reinado do imperador romano Domiciano; segundo a tradição, ele foi jogado num caldeirão de óleo fervente e não morreu, sendo, depois, levado para a ilha de Patmos, onde foi a ele revelado o Apocalipse, o livro profético do Novo Testamento. Nesse tempo, João contava com mais de 90 anos.
Uma das passagens mais confundidas é o cavaleiro branco do capítulo 6, empunhando um arco, e mais uns três cavaleiros que o acompanham. Esse cavaleiro desse capítulo referido é o Anticristo, e o contexto mostra mais nitidamente. Alguns pregadores o confundem com o cavaleiro do capítulo 19, que é Jesus vindo vitorioso. O Anticristo usa arco, Jesus usa espada. É muito sério isso de má compreensão da Palavra. Não confunda os dois. Por isso que aconselho a leitura organizada da Bíblia, levando em conta o contexto do capítulo, para que não haja um mal entendimento da mesma. Simplesmente por que veem um cavaleiro com um arco, e já acham que é  Cristo. Geralmente, na Bíblia, Deus aparece empunhando espada, não arco. Alguns comentaristas dizem que o arco é a arma do inimigo, e a espada, de Cristo, pois não se diz que Deus usa arco, mas espada, a não ser numa linguagem figurada, como em alguns versículos.
Não pretendo aqui dar um estudo sobre Apocalipse, mas apenas tentar lançar luz sobre esse problema, pois acho importante. Como disse, o instrumento que mais é usado e o que mais é dito como sua arma, para Deus, na Bíblia, é a espada. Vemos isso em Dt 23.39; Jz 7.18; 7.20; 1 Cr 21.12; 21.16; Is 34.6; Is. 66.16. Esses são só alguns versículos que falam do Senhor usando espada, há mais, mas esses servem. Algumas vezes se refere a Deus usando arco, como em Habacuque 3.9; Zc 9.13. Em Hebreus, a Palavra de Deus é espada; Jesus aparece a João com uma espada em sua boca: Ap 1.16; 19.15.
Finalizando, quero  reforçar o conselho aqui dado: examinemos o contexto histórico, cultural, a hermenêutico, e o próprio contexto onde estamos lendo, que pode ser no mesmo capítulo, em alguns livros, ou em toda a Bíblia, mas ensinemos direito, sem distorcer o texto, pois daí vem as heresias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário