sábado, 5 de julho de 2014

A SABEDORIA DE TIAGO

Quem lê a Carta de Tiago, vai se deparar com algo bem interessante, que é a vida prática cristã, algo que devemos levar em consideração. Ele era irmão do Senhor, mas não se gabava disso, ao contrário, era humilde, e também era líder da igreja de Jerusalém.
Tudo que recebemos vem de Deus, diz Tiago, em quem não há variação, seu caráter é o mesmo, ele é sempre Deus, sempre justo, amoroso, e não muda de acordo com as circunstâncias, como o homem. Malaquias já escreveu as palavras de Deus, que diz: "eu não mudo (Ml 3.6)."
Ele também diz que a "quele que se diz religioso, e não se guarda da corrupção do mundo, é um mentiroso, e essa adoração do tal é vã." É preciso se guardar da corrupção do mundo, pois quem se faz amigo dele, se constitui inimigo de Deus, continua dizendo o apóstolo.
Mostra mais o servo de Cristo que Deus a ninguém tenta, mas o homem é tentado pela sua concupiscência, quando o pecado vem à tona e leva à morte espiritual (v. 15; Rm 6.23; 7.5, 10,13).
Há quem acredite que essa epístola foi o primeiro livro do NT. Ela tem 15 referências sobre os ensinos de Jesus, uma das que mais falam sobre o ensino do Mestre. Há 108 versículos, e a metade deles são mandamentos; vários aspectos mostram que ele é o livro de sabedoria do NT, por causa dos conselhos práticos quanto ao viver diário, e uma vida cristão realista. Tiago era um exímio observador da vida cotidiana, extraindo dela várias lições, como a do leme de uma navio, tão pequeno, mas que controla ele,enquanto que a língua, de maneira similar, controla o corpo, o pensamento, e pode incendiar a alma, colocando-a no inferno. Ele também explica o relacionamento entre fé e as obras (2.14-26).
Finalmente, Tiago, como o Amós do Velho Testamento, vocifera contras as desigualdades sociais, denunciando a opressão e o engano, como também a ganância, que é contra a natureza cristã.
Ele é, portanto, um livro para ser estudado e posto em prática, devido aos seus grandes ensinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário